Logo NovaNetwork
Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Facebook
Receba nosso Newsletter
  
Mikrotik Licença RouterOS
Distribuidor Oficial Mikrotik
Produtos Mikrotik
Vídeos

Licença Mikrotik RouterOS

O Mikrotik RouterOS é um sistema operacional e um software que transforma um PC Intel ou uma RouterBoard em um roteador dedicado. O software ja vem pré-instalado nas placas RouterBoards e podem ser atualizados para um Level superior (vende-se apenas licenças full, não upgrades) ou em um computador. Recursos do Mikrotik RouterOS

O que é o RouterOS?

O Mikrotik RouterOS é um sistema operacional desenvolvido pela Mikrotik para a RouterBOARD

Este sistema operacional também pode ser instalado em um PC, ao qual instantaneamente fará dele um roteador com todos os recursos necessários - roteamento, firewall, controle de banda (velocidade), Access Point Wireless, Link Ponto-a-ponto, Portal de Autenticação via web (hotspot manager), servidor de Rede de Acesso Virtual (VPN) e mais.

O RouterOS é uma sistema stand-alone baseado no kernel do Linux v.2.6 e o objetivo é fornecer o maior número de recursos de forma simples e rápida, instalação fácil e uma interface de usuário amigável

Você pode experimentar a versão RouterOS que desejar fazendo o download e gravando a imagem em um CD. A versão trial provê todos os recursos, sem limitações (o sistema será resetado após 24 horas).

Poderá ser visto agora a lista com alguns dos recursos do RouterOS abaixo

Screenshots dos Produtos

Licença Mikrotik   Licença Mikrotik   Licença Mikrotik   Licença Mikrotik   Licença Mikrotik   Licença Mikrotik   Licença Mikrotik   Licença Mikrotik



Hardware do Mikrotik RouterOS

O RouterOS provê suporte a computadores e placas multi-core ou multi-CPU (SMP). Você pode usar a última geração dos processadores Intel.

O RouterOS pode ser instalado em dispositivos IDE, SATA e USB, incluindo HDs, CF (Compact Flash) e memórias SD, discos de estado sólido (SDD) e mais. Você precisa de apenas 64MB para a instalação completa do sistema operacional. Além disso, é suportado todos os dispositivos de rede mais comuns, como placas de rede 10 Gigabit Ethernet, modens 3G e cartões wireless 802.11 a/b/g/n.(*)




Recursos do Mikrotik RouterOS

Configuração do RouterOS

RouterOS permite vários métodos de configuração. Isso traz flexibilidade na hora do acesso, bem como a facilidade de administração, mesmo em redes de grande-porte. Entre as opções estão o acesso terminal com teclado, mouse e porta serial, um acesso remoto via SSH, uma interface de configuração através do aplicativo Winbox ou uma API de programação que permite que você crie sua própria aplicação. Em casos onde não há acesso local ou problemas com a configuração IP, o RouterOS possui uma forma de acesso pelo endereço MAC com duas aplicações proprietárias de Telnet-MAC e Winbox.

O RouterOS possui uma poderosa, e também fácil-de-aprender, linha de comando que permite integração com scripts.


   - Local: usando teclado, mouse, saída serial e aplicações de terminal;
   - Remoto via SSH: O SSH provê criptografia e acesso seguro ao equipamento;
   - Telnet e mac-telnet;
   - Ferramenta proprietária: chamado de winbox, é a principal, mais fácil e poderosa forma de configuação. É um aplicativo de menos de 100kb que acessa remotamente o RouterOS;
   - API para desenvolvedores criarem suas próprias aplicações;
   - Interface web (HTTP)




Poderoso Firewall

O firewall implementa a filtragem de pacote e por consequência as funções de segurança. Este também provê o gerenciamento do fluxo de dados do que chega e do que sai do roteador. Junto com o NAT (Network Address Translation) ele serve para previnir o acesso não autorizado a redes diretamente conectadas e ao próprio roteador.

O RouterOS provê um firewall com estado, isto significa que é possível fazer uma inspeção de um pacote de dados e manter o rastreamento do estado das conexões de rede e do que cruza o roteador. Também prove o Source NAT e Destination NAT (SNAT e DNAT), NAT helpers para as populares aplicações, bem como o suporte a NAT UPnP.

O firewall é usado também para a marcação de pacotes a ser utilizado por outros serviços do RouterOS.

É possível filtrar por endereço IP de origem ou destino, grupo de endereços (range), porta, grupos de porta (port range), tipo de protocolo IP, DSCP e outros parâmetros. Foi implementado também as listas de endereços estáticos ou dinâmicos, e ainda, pode marcar pacotes baseados em seu conteúdo, através de expressões regulares, chamados de Layer 7 matching.

O RouterOS pode operar com IPv6 ou IPv4.




Recursos do Mikrotik RouterOS

Roteamento Estático e Dinâmico

O RouterOS provê uma enorme gama de protocolos de roteamento

   - Para IPv4 é suportado RIP v1 and v2, OSPF v2, BGP v4.
   - Para IPv6 é suportado RIPng, OSPFv3 and BGP.

RouterOS também suporta Virtual Routing and Forwarding (VRF), roteamento baseado em política, roteamento baseado em interface e ECMP routing. Você ainda pode usar o firewall para marcar pacotes específicos com marcas de roteamento (Routing marks), e usar isto para enviar o tráfego a um fornecedor de link diferente.

O MPLS foi adicionado ao RouterOS, VRF também é suportado. A tecnologia Virtual Routing and Forwarding é uma tecnologia que permite múltiplas instâncias de tabelas de roteamento e que elas possam co-existir no mesmo roteador. Por causa da independência das instâncias de roteamento, o mesmo endereço IP pode existir sem conflito com cada uma. O VRF também aumenta a segurança e é usado também (mas não exclusivamente) com MPLS.




Recursos do Mikrotik RouterOS

Redes Privadas Virtuais

Para estabelecer conexões seguras em redes abertas ou na Internet, ou conectar duas localidades com links criptografados, o RouterOS suporta vários métodos de túneis de VPN:

   - Ipsec – tunnel and transport mode, certificate or PSK, AH and ESP security protocols
   - Point to point tunneling (OpenVPN, PPTP, PPPoE, L2TP)
   - Advanced PPP features (MLPPP, BCP)
   - Simple tunnels (IPIP, EoIP)
   - 6to4 tunnel support (IPv6 over IPv4 network)
   - VLAN – IEEE802.1q Virtual LAN support, Q-in-Q support
   - MPLS based VPNs

Isto significa que você pode seguramente interconectar redes bancárias, usar sua estação de trabalho enquanto viaja, conectar sua casa e sua empresa ou adicionar segurança a um link wireless. Você até pode conectar duas filiais de sua empresa e usar os recursos uma das outras, tais como se elas estivessem no mesmo lugar - tudo seguro e criptografado.

o RouterOS também provê algumas funções proprietárias da Mikrotik, que não será visto em outros lugares, tais como o EoIP (Ethernet over IP), que faz um túnel Ethernet através de dois roteadores que falam IP. O resultado é como se as redes estivessem conectadas por um switch (bridge). Isto permite que duas redes Ethernet se conectem através da Internet.




Recursos do Mikrotik RouterOS

Bridging Layer 2

O RouterOS permite funcionar como uma Bridge fazendo o repasse de quadros da camada 2, incluindo Bridging, Mesh e WDS.

O WDS permite criar uma cobertura wireless virtual usando múltiplos APs como se fosse um só. O WDS repassa pacotes de um AP para o próximo como se os AP´s estivessem conectados via Ethernet (cabo). Para melhorar o desempenho do WDS em redes com grande número de nós, o Mikrotik possui uma tecnologia especial - Mesh

O STP e RSTP (Rapid Spanning Tree Protocol) permite que haja múltiplos caminhos de redes entre dois pontos, criação de Anéis, usando o conceito de alta disponibilidade e contingência. Além disso, o STP/RSTP ajuda a evitar loops de cabos feitos por administradores de rede

Outra saída ofertada pelo Mikrotik RouterOS é o HWMP+. O HWMP+ é um protocolo proprietário da Mikrotik para roteamento em camada 2 otimizado para redes Mesh Wireless. O HWMP+ é uma melhoria do padrão Hybrid Wireless Mesh Protocol (HWMP) de IEEE 802.11s draft standard.




Recursos do Mikrotik RouterOS

MPLS

MPLS é o acrônimo de MultiProtocol Label Switching. Pode ser usado para substituir a tabela de roteamento IP, fazendo que o repasse de pacotes (roteamento) não seja mais feito baseado nos endereços IP´s do cabeçalho do pacote, mas sim em etiquetas (labels) que são agregados ao pacote. Esta abordagem torna muito mais veloz o repasse e roteamento.

Eficiência no roteamento é o principal beneficio do MPLS. Com o MPLS é fácil cirar um link virtual entre dois nós de uma rede, independentemente do protocolo que está sendo executado.

É um protocolo eficiente e escalável, independente de carga. Desta forma a decisão de roteamento é feito apenas na marca (Label) do pacote, sem a necessidade de entendimento do conteúdo propriamente dito.

O Mikrotik MPLS suporta Static Label bindings for IPv4, Label Distribution protocol for IPv4, RSVP Traffic Engineering tunnels, VPLS MP-BGP based autodiscovery and signaling e MP-BGP based MPLS IP VPN.




Recursos do Mikrotik RouterOS

Wireless

Wireless é uma das especialidades do RouterOS. A variedade das tecnologias suportadas vai desde o básico (como ser um cliente de um AP), um AP, um equipamento de ponto-a-ponto ou gerente de uma rede inteira.

Se você está usando em um pequeno hotspot em sua casa ou em uma rede mesh metropolitana, o RouterOS pode ajudá-lo em todas as situações. Algumas das capacidades do RouterOS são:

   - Access point ou cliente IEEE802.11a/b/g/n
   - Protocolos Proprietários Nstreme and Nstreme2 (NV e Nv2)
   - Client polling
   - RTS/CTS
   - Wireless Distribution System (WDS)
   - Virtual AP
   - WEP, WPA, WPA2 encryption
   - Access control list
   - Wireless client roaming
   - WMM
   - HWMP+ Wireless MESH protocol
   - MME wireless routing protocol

RouterOS possui o Nstreme, um protocolo proprietário que permite que você aumente a extensão de sua rede em distância e velocidade, quando utilizado o Mikrotik nas duas pontas. Este recurso ajudou a ser batido o recorde em distância de um link wireless na Itália. O NStreme também suporta o uso de duas antenas, uma de cada lado para uso bidirecional full-duplex (1 TX e 1 RX).




Recursos do Mikrotik RouterOS

Hotspot

O Mikrotik HotSpot Gateway permite habilitar o acesso público usando uma rede sem fio ou com fio a uma rede. Ao primeiro acesso o cliente recebe a tela de login no seu próprio navegador. Uma vez que o login/senha esteja correto, o usuário poderá acessar a Internet.

Especialmente útil em hotéis, provedores de Internet, escolas, aeroportos, cafés, restaurantes ou qualquer outro lugar onde é necessário que haja controle do acesso. Tudo isso é feito sem que seja necessário instalar nada no computador do cliente.

O gerenciador de usuários integrado permite diferentes perfis de acesso, cada um com um limite de tempo, velocidade de upload/download, limites de transferência e mais. Para redes maiores, o Mikrotik pode autenticar em servidores RADIUS ou no User Manager (ferramenta da Mikrotik) para o gerenciamento centralizado dos clientes em toda a rede.

   - Acesso Plug-n-Play para a rede
   - Autenticação de Clientes Locais
   - Bilhetagem (User Accounting)
   - Suporte de RADIUS para bilhetagem e autenticação
   - Possível configuração de Bypass para dispositivos não-interativos.
   - Walled garden - excessão de navegação
   - Modo de publicidade ou de experiência (Trial and Advertisement modes);



Recursos do Mikrotik RouterOS

Qualidade de Serviço

O Controle de banda é uma série de mecanismos que controlam o fluxo de rede, o uso de enlaces, variação de delay, temporização da entrega e garantias de tráfego.

O QoS (Quality of Service) significa que pode ser priorizado ou limitado o tráfego na rede. Alguns dos mecanismos estão listados abaixo:

   - Limitar a velocidade para um determinado endereço IP, subnet, protocolo, porta ou demais parâmetros
   - Limitar a velocidade do tráfego P2P (peer-to-peer)
   - Priorização de pacotes sobre demais fluxos de dados
   - Configuração do tamanho de rajada (bursts) para melhor velocidade de navegação
   - Aplicar filas em horários pré-fixados
   - Dividir igualmente o tráfego entre usuários ou tráfego entre links

O RouterOS suporta QoS Hierarquico (Hierarchical Token Bucket - HTB) com implementação de CIR, MIR, rajadas (burst) e suporte a prioridades. Provê uma implementação de filas básicas (Simple Queues) para casos mais simples.

O PCQ foi introduzido para otimizar sistemas de QoS complexos, onde se tinha muitas filas iguais com o mesmo limite para diferentes fluxos (ou clientes). Um exemplo é o limite de upload/download para um determinado IP ou cliente.

O PCQ é bem simples. Primeiramente ele seleciona os classificadores para distinguir um sub-fluxo de outro, e então aplica um limite individual em cada sub-fluxo separadamente, posteriormente é aplicado um novo Queue em todos os sub-fluxos juntos.




Recursos do Mikrotik RouterOS

Ferramentas do Mikrotik RouterOS

Para ajudar os administradores de redes, o RouterOS provê uma vasta gama de pequenas ferramentas para diagnóstico e otimização da rede. Algumas dessa são imprescindíveis e outras são bastante possibilitadoras:

   - Ping, traceroute
   - Teste de Velocidade - Bandwidth test, ping flood
   - Packet sniffer, torch
   - Telnet, SSH
   - E-mail and SMS send tools
   - Ferramentas de Script Automáticas
   - CALEA data mirroring
   - File Fetch
   - Tabela de Conexões ativas
   - NTP Client and Server
   - TFTP server
   - Atualizador de Dynamic DNS (DDNS)
   - VRRP redundancy support
   - SNMP para gráficos e estatísticas
   - RADIUS client e server (User Manager)



Recursos do Mikrotik RouterOS

Licenciamento

A qualquer momento é possível baixar a versão de avaliação e testar todos os recursos do RouterOS em um PC. Para adquirir, primeiramente deve-se escolher o nível. Quanto maior o nível, maior a quantidade de conexões que ele suporta simultâneamente. O nível 6 é o maior nível e o que não tem limites (ilimitado).

Independentemente do nível escolhido é importante ter em mente que todas os níveis habilitam todos os recursos e provê um número ilimitado de interfaces, filas, configurações ou opções.

Outro fator importante é que cada licença está anexada à uma placa específica (RouterBoard) ou a um drive instalado. Isso significa se o HD do PC for trocado, será necessário adquirir outra licença

Todas as placas RouterBOARD feitas pela Mikrotik já vem com o RouterOS pré-instalados e não requerem aquisição de licenças. Se o cliente preferir atualizar o nível, é possível então adquirir a licença.

Diferenças entre Níveis


Nível 4 (WISP) 5 (WISP) 6 (Controller)
Possui Atualização ROS v5.x ROS v6.x ROS v6.x
Suporte Técnico 15 dias 30 dias 30 dias
Wireless AP, Cliente e Bridge sim sim sim
Roteamento RIP, OSPF, BGP sim sim sim
Qtde Tuneis EoIP ilimitado ilimitado ilimitado
Qtde Tuneis PPPoE 200 500 ilimitado
Qtde Tuneis PPTP 200 500 ilimitado
Qtde Tuneis L2TP 200 500 ilimitado
Qtde Tuneis OVPN 200 ilimitado ilimitado
Interfaces VLAN ilimitado ilimitado ilimitado
Número Usuarios em HotSpot ativo 200 500 ilimitado
Cliente RADIUS sim sim sim
Limite de Banda/QoS ilimitado ilimitado ilimitado
Web proxy sim sim sim
Synchronous interfaces sim sim sim
Sessões de Gerenciamento (telnet,winbox) 20 50 ilimitado



Adquira agora a licença Mikrotik RouterOS

A compra da licença é exclusivamente pelo nosso televendas. Ligue agora mesmo para a NovaNetwork e a licença fica pronta em menos de 24 horas.

A licença Mikrotik deve ser gerado para uma placa específica, ou seja, para comprar deve-se ter em mãos:

   - RAZÃO SOCIAL:
   - CNPJ:
   - NIVEL DA LICENÇA (4,5 ou 6):
   - USO EM (ROUTERBOARD OU PC?):
   - SOFTWARE ID:




Outros links interessantes




(*) Devem ser adquiridos separadamente
Como Comprar





Informações do Produto

Este produto só pode ser adquirido através do televendas em (19) 3756-1212.





Produtos

Imagem do WinBox (parte do RouterOS)
ROUTEROS-L4
Versão WISP (200 conexões)


Imagem do WinBox (parte do RouterOS)
ROUTEROS-L5
Versão WISP Plus (500 conexões)


Imagem do WinBox (parte do RouterOS)
ROUTEROS-L6
Versão Controller (Ilimitado)


Outras Promoções






Nuvens de Tags


licença mikrotik

mikrotik licença

mikrotik brasil

mikrotik download

mikrotik licença nivel 6

mikrotik licença nivel 4

mikrotik comprar




EMPRESA

Sobre a Nova Network

Trabalhe Conosco

Mapa do Site

Contatos

Siga-nos no Twitter Twitter

Siga-nos no Twitter Facebook

Siga-nos no Youtube Youtube

REVENDA

Hyperlink/L-Com

Engenius/Senao

Aquario

Ubiquiti

Mikrotik

DataLink

Mais >>

PRODUTOS

Rádios Wireless

Antenas

Routerboard

Cabos

Filtros e Divisores

Acessórios

Mais >>

DESTAQUES

Mikrotik RouterOS Level 5

Fonte POE Ubiquiti

Nanostation 5 (NS5)

Nanostation AirMax M5

Ubiquiti PowerBridge M5

Mikrotik Routerboard RB433

Antena Grade Hyperlink HG5827G

HOTSITES

Licença Mikrotik

Ubiquiti UniFI AP

Linha Ubiquiti AirMax

Antenas Hyperlink/L-Com

Engenius PCBA 1221

Engenius USB EUB3701

NetCom 2009

 

NovaNetwork distribuidor das marcas Hyperlink/L-Com, Engenius, Mikrotik, Routerboard, Ubiquiti, Datalink, entre outras.